Casa Verde

domingo, agosto 08, 2004

Orkut.com (.br!)

Sim, sim, sim, eu sou mais um brasileiro cadastrado no orkut: o novo brinquedinho que todo jovem-sem-ter-o-que-fazer deve possuir para poder estar na moda e não mais ser chamado de bobo, feio e cara-de-lagartixa pelos amiguinhos.

Sinceramente, nas minhas primeiras incursões nesse novo mundo a ser explorado não consegui enxergar algo que houvesse de tão interessante nisso a ponto do negócio ter virado mania no Brasil (de 40 a 50% dos usuários em todo o mundo são brasileiros!). Me pareceu mais uma forma arranjada de se passar o tempo na Internet e ao mesmo tempo conseguir ficar sem fazer nada (interessante, não?).

Mas porque será que esse treco se espalhou desse jeito? Parando um pouco pra pensar: Realize a cena:

Duas pessoas se encontram. E no meio da conversa surge o assunto:

...aí ontem no Orkut...(com claras intenções de que a outra fique intrigada e pergunte...)

...Orkut?! (espantada e com cara de que-porra-é-essa).

(seguem-se as explicações e definições que se encerram com um...)

...e se vc quiser entrar eu te mando um convite! (vai me dizer que vc não fica curioso pra saber o que tem de especial nesse clubinho pra ele ser tão restrito assim?).

E o orkut não passa disso (é triste mas é a realidade). Após conseguir o tão desejado convite, vc passa a fazer parte da turminha-legal e não vai mais se suicidar por causa disso. Aí então vc cria um perfil que te identifique utilizando um monte de informações que o tornem inteligente, culto, divertido, interessante... e começa a desfrutar de todas as maravilhas que só o orkut pode te proporcionar!:

E começa a adicionar um monte de amiguinhos ao seu "seleto" grupo, mesmo que sejam pouco próximos a vc, afinal, quanto mais amigos, mais popular vc parece e mais interessante fica o seu perfil... (Passeando pelo orkut achei pessoas com mais de 600 "amigos"... Isso é incrível!, é só pensar um pouco: Se eu tentasse, jamais conseguiria me lembrar do nome de 600 pessoas que eu conhecesse quanto mais 600 pessoas que eu considerasse "amigas", tivessem computador com Internet e estivessem associadas ao orkut! Mas tudo bem, cada um com seus problemas...)

Aí então, após horas desperdiçadas procurando até o primo-do-meio-irmão de um cara que estudou com vc na segunda série e vc o viu somente uma vez na vida mais já o considera seu amigo... vc perde mais algumas horas escolhendo umas comunidades para se associar. Atenção! Neste momento é muito necessário que vc escolha bem qual comunidade é de seu interesse, já que o que será discutido nelas tb formará sua personalidade... logo vc deve ter em seu casting comunidades que discutam temas inteligentes (Nietzsche seria um bom começo, não acham?) e que assim mostrem que vc, apesar de parecer e ter todas as características, não é alguém que não tem o que fazer e fica perdendo tempo na Internet!

Continuando meu passeio: por exemplo: uma comunidade (deve existir mais de uma) sobre Stanley Kubrick (diretor de cinema - 2001:uma odisséia no espaço) tem mais de oito mil associados, porém tudo o que se discute por lá é: "Qual o melhor filme do Kubrick na sua opinião?" ou "Na sua opinião, qual é o pior filme do Kubrick" – coisas bem promissoras para oito mil pessoas discutirem, não acham? E mesmo assim os comentários não chegam a ultrapassar os 100 – não querendo ser chato, mas continua muito pouco para 8000 pessoas, já que alguns destes ao responder tais perguntas somente citam o filme em questão, sem sequer explicar o porquê! Me diz então por que escrever? Por que participar da comunidade?

Como vcs podem ver, eu realmente me decepcionei com o que encontrei no orkut. No entanto acho que, como tudo que existe na Internet seu conteúdo tem que ser peneirado, e ainda tenho esperanças de que com o tempo ainda encontrarei algo de útil nele.

Eu sei que estou agora "cuspindo onde estou comendo", mas foi por isso mesmo que afirmei desde o início que sou "mais um brasileiro-sem-ter-o-que-fazer".

Mas será que eu estou tão errado assim?

Pare pra pensar em quantos amigos vc tem. Tente chegar aos 600 (eu dou uma bala Toffe pra quem conseguir elaborar uma lista com o nome de cada um e me descrevê-los um por um fisicamente).

Pare pra pensar em sobre o que vc gostaria de discutir; um assunto sobre o qual vc adoraria encontrar pessoas que pensem da mesma forma que vc pensa!

Acredite, eu honestamente acho que o orkut pode ser útil; a mentalidade da maioria que o utiliza é que precisa ser modificada.

Cordialmente,

Spielberg - sociólogo nas horas vagas

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial