Casa Verde

domingo, junho 05, 2005

Um Filme Falado (****)

 

Em resumo: "Um filme falado" conta a história do mundo através de um cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo. Faz um passeio por diversas culturas e nos apresenta como é possível que até mesmo os diferentes idiomas não funcionem como barreiras para a comunicação e o entendimento entre os povos. Mostra como isto pode ser simples, fácil e tranqüilo... ou melhor, como "poderia".

Saído do filme eu me questionava se tudo aquilo apresentado era realmente necessário. Será que o mundo é (porque sempre foi) ainda inconseqüente? Não seria obvio demais, em tempos atuais, mostrar tal nível de intolerância?

Contrastes...talvez...

Entro no ônibus e uma senhora começa a puxar conversa... Ouço-a então falar de imediato sobre milhões de teorias conspiratórias relacionadas (somente em sua cabeça) ao judaísmo e seus devotos (aos quais ela se referia de forma muito menos educada que esta) – desde o Banco Santander às pedras da calçada da Praia de Icaraí...

Eis que lá pelas tantas do seu monólogo ela me pergunta: - Por acaso você é judeu? E eu penso: - Mas nem que eu fosse eu diria que sim!!!! Caso contrário esse ônibus explodiria... no mínimo.

E eu que tinha acabado de sair de uma sessão achando que o mundo não era tão intolerante...ô ingenuidade... Eu estava diante de uma senhora que me mostrava o absurdo da realidade e não conseguia sequer reagir...

Acho então que talvez seja eu o errado da história... ou talvez, certo mesmo esteja Manoel de Oliveira, do alto de seus 97 anos de idade, e "Um filme falado" seja um bom modo de mudar o pensamento humano, ou pelo menos fazer-nos refletir sobre ele.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial